domingo, 13 de junho de 2010

As Três Revoluções Industriais

7ª Série - prof. Darcio Vasques

1ª: Revolução Industrial - industrialização das cidades- introdução de manufaturas e máquinas à vapor

2ª Revolução Industrial - mecanização - introdução a transformações metálicas - transformação do ferro em aço)

3ª Revolução Industrial - robótica - introdução á tecnologia em nível avançado - computadorizado.

A Primeira Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra, no século XVIII (1780-1830). O ramo característico é o têxtil de algodão. Ao seu lado, aparece a siderurgia (aço).

A tecnologia característica é a máquina de fiar, o tear mecânico. Todas são máquinas movidas a vapor originado da combustão do carvão. O sistema de transporte característico é a ferrovia, além da navegação marítima, também movida à energia do vapor do carvão.

A base do sistema é o trabalho assalariado, cujo cerne é o trabalhador por ofício. Um trabalhador qualificado é geralmente pago por peça.

A Segunda Revolução Industrial começou por volta de 1870. Mas a transparência de um novo ciclo só se deu nas primeiras décadas do século XX. Ocorre nos anos da Primeira e, principalmente, da Segunda Guerra Mundial. Tem suas bases nos ramos metalúrgico e químico.

O aço torna-se um material tão básico que é nele que a siderurgia ganha sua grande expressão. A indústria automobilística assume grande importância.

A tecnologia característica desse período é o aço, a metalurgia, a eletricidade, a eletromecânica, o petróleo, o motor a explosão e a petroquímica. A eletricidade e o petróleo são as principais formas de energia.

A forma mais característica de automação é a linha de montagem, criada por Ford (1920), com a qual introduz na indústria a produção padronizada, em série e em massa.

A Terceira Revolução Industrial tem início na década de 1970, tendo por base a alta tecnologia, a tecnologia de ponta (HIGH-TECH). A tecnologia característica desse período técnico é a microeletrônica, a informática, a máquina CNC (Controle Numérico Computadorizado), o robô, o sistema integrado à telemática (telecomunicações informatizadas), a biotecnologia.

6 comentários:

  1. Ótimo conteúdo , me ajudou bastante.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Estou no sétimo ano e recebi um trabalho pra falar sobre as 3 revoluções industriais, obrigado isso me ajudou muito

    ResponderExcluir
  3. A eminência da 4a Revoluçao Industrial(IA) me fez buscar trazer à mente as três Revoluções anteriores e suas épocas e tempos... Grata pelo resumo. Muito útil.

    ResponderExcluir