domingo, 13 de junho de 2010

Era dos Descobrimentos

7ª Série - prof. Darcio Vasques

Era dos descobrimentos é a designação dada ao período da história que decorreu entre o início do século XV até ao início do século XVII, durante o qual os Europeus realizaram intensas explorações oceânicas do globo terrestre em busca de novas rotas de comércio. Os historiadores geralmente referem-se a Era dos descobrimentos às explorações oceânicas pioneiras realizadas por portugueses e espanhóis entre os séculos XV e XVI, que estabeleceram relações com África, Américas e Ásia, em busca de uma rota alternativa para o Oriente, movidos pelo comércio de ouro, prata e especiarias. Estas explorações no Atlântico e Índico foram seguidas pelos países do norte da Europa, França, Inglaterra e Holanda, que exploraram as rotas comerciais Portuguesas e Espanholas até ao Oceano Pacífico, chegando à Austrália em 1606 e à Nova Zelândia em 1642.

A exploração europeia perdurou até realizar o mapeamento global do mundo, resultando numa nova mundivisão e no contacto entre civilizações distantes, alcançando as fronteiras mais remotas muito mais tarde, já no século XX.

A Era dos descobrimentos marcou a passagem do feudalismo da Idade Média para a Idade Moderna, com a ascensão dos Estados-nação europeus. Durante este processo, os Europeus encontraram e documentaram povos e terras nunca antes vistas. A expansão europeia no exterior levou ao surgimento dos impérios coloniais, com o contacto entre o Velho e o Novo Mundo a produzir o chamado "intercâmbio colombiano" (Columbian Exchange), que envolveu a transferência de plantas, animais, alimentos e populações humanas (incluindo os escravos), doenças transmissíveis e culturas entre os hemisfério ocidental e oriental, num dos mais significativos eventos globais da ecologia, agricultura e cultura da história.

O hemisfério ocidental ou hemisfério oeste engloba todas as regiões situadas a oeste da longitude 0°, ou Meridiano de Greenwich

Um comentário:

  1. Gostaria de saber qual área do planeta era conhecida antes dos grandes descobrimentos.

    ResponderExcluir