domingo, 13 de junho de 2010

A evolução industrial do Brasil

6ª série - prof. Darcio Vasques

O processo de industrialização do Brasil ocorreu depois do europeu devido à sua proibição por parte da Coroa Portuguesa, da instalação de fábricas em suas colônias, devido a acordos de exclusividade (Exclusivo Comercial) com a Inglaterra no fornecimento de produtos.

Entre os anos 1831 e 1889 surgiram algumas manufaturas têxteis, chapelaria, marcenaria e indústria de alimentos.

Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) outros produtos passaram a ser fabricados devido às dificuldades ocasionadas pela guerra em seus países de origem.

Após 1930 e a Segunda Guerra Mundial, a industrialização a industrialização se acentuou devido à diminuição das importações de uma Europa envolvida na guerra. Com isso o Brasil passou a fabricar produtos que antes eram importados.

O segundo governo de Getúlio Vargas (1951-1954) intensificou a indústria de base (siderurgias) que forneciam matérias-primas já transformadas para serem usadas pelas fábricas.

As fábricas se instalaram no eixo São Paulo-Rio de Janeiro devido às riquezas acumuladas com o café e a existência de portos e rios parara a construção de hidroelétricas.

Outro fator foi a chegada, desde as últimas décadas do século XIX de imigrantes europeus. Eram operários em grande parte que foram absorvidos pelas novas indústrias no Brasil.

O Brasil já possuía uma população numerosa, ideal para um mercado consumidor, fator muito importante para a industrialização.

3 comentários: