domingo, 13 de junho de 2010

Regionalização do Espaço Geográfico

8ª série - prof. Darcio Vasques

Guerra Fria

A Guerra Fria é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991). Em resumo, foi um conflito de ordem política, militar, econômica, social e ideológica entre as duas nações e suas zonas de influência.

É chamada "fria" porque não houve uma guerra direta, ou seja bélica, "quente", entre as duas superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear. A corrida armamentista pela construção de um grande arsenal de armas nucleares foi o objetivo central durante a primeira metade da Guerra Fria, estabilizando-se na década de 1960 até a década de 1970 e sendo reativada nos anos 1980 com o projeto do presidente estadunidense Ronald Reagan chamado de "Guerra nas Estrelas".

A divisão corrente era:

Países do Primeiro Mundo: Capitalistas desenvolvidos
Países do Segundo Mundo: Socialistas
Países do Terceiro Mundo: Capitalistas e socialistas pobres

Nova Ordem Mundial

A Nova Ordem Mundial também é um conceito sócio-econômico-político que faz referência ao contexto histórico do mundo pós-Guerra Fria. Foi utilizada pelo presidente norte-americano Ronald Reagan na década de 1980, referindo-se ao processo de queda da União Soviética e ao rearranjo geopolítico das potências mundiais.

1 - Países Centrais:
São países com economia pós-industrial, maior grau de desenvolvimento e população urbana. Estão localizados na América do Norte, Europa e em alguns territórios asiáticos.
O maior lucro destes países está em atividades industriais, bancos e outras instituições financeiras

2 - Países Semiperiféricos:
Países em desenvolvimento ou Países Emergentes, se encontram em fase de desenvolvimento industrial, com maioria da população concentrada nas cidades. São menos desenvolvidos do que os Países Centrais e mais desenvolvidos do que os Países Periféricos
Ex. BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), África do Sul, a Argentina, Chile, México e Turquia.

2 - Países Periféricos
São países com economia primitiva, baseada na agropecuária e na exportação de matérias primas. Tem o menor grau de desenvolvimento e estão localizados na África, América Central e Oriente Médio.

A Nova Ordem Mundial, um mundo multipolarizado, um mundo subordinado ao sistema capitalista e com a hegemonia dos Estados Unidos e das grandes corporações internacionais.

2 comentários: