domingo, 13 de junho de 2010

Ciclos tecnológicos da Revolução Industrial

7ª Série - prof. Darcio Vasques

A Revolução Industrial divide a história das civilizações em duas épocas nitidamente diferentes.

Antes dela, a economia repousava sobre uma base técnica que evoluía apenas muito lentamente.

Depois dela, a transformação tecnológica transformou-se no fundamento da vida econômica. Do ponto de vista social e cultural, as civilizações pré-industriais norteavam-se pela tradição, enquanto a civilização industrial orienta-se pela mudança.

A economia industrial desenvolve-se, desde o nascimento das primeiras fábricas, através de ciclos longos que começam com uma fase de rápido crescimento e acumulação de capital.

Quando um conjunto de novas tecnologias encontra aplicação produtiva, as tecnologias tradicionais são "destruídas", isto é, deixam de criar produtos capazes de competir no mercado e acabam sendo abandonadas.

Os ciclos econômicos longos estão associados às formas de organização do espaço geográfico. A energia hidráulica, fundamento dos primórdios da industrialização, atraiu as fábricas para as margens dos cursos de água. A máquina a vapor, desde meados do século XIX, atraiu as fábricas para os depósitos carboníferos. O advento das ferrovias possibilitou a exploração de novas terras pela agropecuária comercial. A energia elétrica libertou a indústria das localizações tradicionais e revolucionou a divisão técnica do trabalho no interior das fábricas..

A revolução tecnocientífica

A economia mundial capitalista conheceu um período de intensa vitalidade após a Segunda Guerra Mundial. Esse ciclo de prosperidade, que correspondeu à quarta onda de inovação tecnológica, entrou em declínio na década de 1970.

A revolução tecnocientífica confirmou a liderança econômica dos Estados Unidos.
Enquanto se esgotava o padrão tecnológico do pós-guerra, uma nova onda de inovações estava a caminho. Os seus fundamentos repousam sobre a emergência das tecnologias da microeletrônica e da transmissão de informações, de um lado, e sobre a automatização e a robotização dos processos produtivos, de outro. Essa onda de inovações, que continua a se desenvolver, ficou conhecida como revolução tecnocientífica.

O ritmo acelerado da substituição tecnológica caracterizou todas as ondas de inovações.

Tecnologias recentes são rapidamente superadas e tornam-se obsoletas. Os produtos que as incorporam exibem ciclo de vida curto, o que impulsiona o consumo e amplia as margens de lucro das empresas. Logo, acumulam-se "ruínas tecnológicas", sob a forma de mercadorias que, poucos anos antes, foram consideradas exemplares da mais refinada técnica. Essa característica marcou, desde o início, a "era da informação".


Demétrio Magnoli

Um comentário:

  1. Ciclos tecnológicos das revoluções industriais com Schumpeter.

    Por acaso, a sra teria esse texto, contudo na vista de Schumpeter? Estou no primeiro ano e teria um trabalho sobre esse conteúdo, entretanto o texto deveria ter sido escrito por Schumpeter, mas n o achei na Internet.

    Obg.

    ResponderExcluir